+55 11 3021-8330        grifafilmes@grifafilmes.com  

© Grifa Filmes 2018

Três Chapadas e um Balão

Os três documentários desta série têm seu foco nos parques nacionais da Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães e Chapada dos Veadeiros. Balões de gás são parte essencial destes filmes, já que revelam visões diferentes do lugar, representam um desafio para o time de balonistas (os primeiros a sobrevoar a região) e trazem uma nova experiência para os habitantes das comunidades locais.

 

Episódios

Chapada dos Guimarães: paisagens únicas e preservadas, com nascentes que na época das chuvas descem e inundam o Pantanal, são retratadas de dentro do cesto de um balão. Trata-se do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que fica a 70 quilômetros de Cuiabá e que guarda tesouros pré-históricos. Sobre essas e outras riquezas naturais falam os entrevistados, moradores e portanto conhecedores do próprio lugar.

 

Chapada dos Veadeiros: a 250 quilômetros de Brasília, capital federal, fica um dos lugares mais selvagens e misteriosos do País: a Chapada dos Veadeiros. Esse é o cenário do segundo documentário, que revela histórias sobre antigos garimpos de cristais e campos de caça da alta sociedade. Moradores locais contam suas histórias, intimamente ligadas ao desenvolvimento da região e à transformação da área em Parque Nacional.

 

Chapada Diamantina: este documentário revela a Chapada Diamantina, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Repleta de grandiosas formações rochosas, como paredões, grutas, cachoeiras, lagoas de água cristalina dentro de cavernas, o lugar também é mostrado de cima dos balões. Em terra firme, surgem histórias de quilombos, de uma cidade em ruínas e do garimpo, principal atividade da maioria dos moradores nos tempos em que o minério era abundante no local.

Série documental

1997, Super 16mm, 3 x 52'

Direção: Maurício Dias.

Exibição: STV, Canal Brasil, TV Educativa, TV Escola e TV Cultura.