+55 11 3021-8330        grifafilmes@grifafilmes.com  

© Grifa Filmes 2018

Operação Pedro Pan

Entre dezembro de 1960 e outubro de 1962, mais de 14 mil crianças cubanas embarcaram em uma viagem só de ida para Miami, em um dos episódios menos conhecidos e mais trágicos da Guerra Fria na América Latina.

A chamada Operação Pedro Pan foi conduzida pela Igreja Católica com a ajuda de organizações anticastristas e apoio financeiro do governo norte-americano. A fim de preservá-los de um suposto endoutrinamento comunista, muitas famílias cubanas de classe média decidiram mandar seus filhos sozinhos para os Estados Unidos. A ideia era que fosse uma solução provisória, até que o governo de Fidel Castro fosse derrubado.

Após a crise dos mísseis, em outubro de 1962, os voos entre os dois países foram suspensos. Os pequenos refugiados foram enviados a orfanatos e famílias de acolhimento espalhados por todo o território norte-americano. Muitos pais levaram anos até conseguir emigrar para os EUA. Algumas crianças foram vítimas de negligência e abuso. Outras nunca reencontraram suas famílias. E todas descrevem a separação como o momento mais traumático de suas vidas.

Ambientado em Miami, Washington, Nova York e Havana, o longa entrelaça entrevistas com Pedro Pans, historiadores e outras testemunhas da época com material de arquivo de fontes norte-americanas e cubanas.

2019, 4K, 1 x 80’

Direção: Maurício Dias e Kênya Zanatta.

Produção executiva: Maurício Dias e Fernando Dias.

Exibição: Canal Curta!