+55 11 3021-8330        grifafilmes@grifafilmes.com  

© Grifa Filmes 2018

Entrelinhas

Esta série composta de 4 documentários de 52 minutos cada irá revelar ao público por todo o mundo a peculiar história dos vários grupos sociais de São Paulo; a diversidade dos povos que coexistem com nada além de seus bairros para defini-los e distingui-los. O conceito de “Entrelinhas” é que lá existe um equilíbrio entre as coisas que permanecem as mesmas e aquelas que mudam em um dos maiores centros urbanos do mundo.

Série documental

2005/2006, HDTV, 4 x 52'

 

Episódios

Gambarê

Diretor: José Carlos Lage.

Primeiro filme da série Entrelinhas, este documentário conta a história do Bairro da Liberdade, em São Paulo, maior concentração de japoneses fora do Japão e principal ponto de referência comercial e de costumes orientais para a comunidade japonesa no Brasil. Exibição: Harvard (EUA) e TV Cultura.

Bomra: um dia no bairro

Diretora: Renata Terra.

Entrelinhas – Bomra é um documentário que retrata o bairro do Bom Retiro em São Paulo com um olhar contemporâneo, por meio de histórias e da rotina de seus habitantes – que são, em sua grande maioria, imigrantes de várias origens. O filme acompanha um dia nessa área, revelando a diversidade de atividades da população e traçando um paralelo com a chegada dos imigrantes responsáveis por sua formação.

Morro do Chá 

Diretor: Filipe Moraes.

Entrelinhas – Morro do Chá conta a história do centro da cidade de São Paulo, a região mais antiga dessa metrópole. O documentário traz a tona histórias da região desde o tempo em que ela começou a se transformar de província a metrópole.

 

Paulista

Diretor: José Carlos Lage.

Entrelinhas – Paulista retrata a primeira e mais famosa avenida de São Paulo, a Avenida Paulista, projetada por Joaquim Eugênio de Lima e inaugurada em 1891. Por meio de depoimentos de artistas paulistanos e da interferência de pedestres e habitantes da avenida, o documentário revela o perfil da maior vitrine da cidade, palco de importantes manifestações públicas e também o maior centro de finanças e negócios da América Latina.