+55 11 3021-8330        grifafilmes@grifafilmes.com  

© Grifa Filmes 2018

Ao Sul da Paisagem

Esta série documental enfoca a região sul do Brasil, com uma leitura das populações destas regiões e a relação do homem com o meio em que vive. Na longa viagem de Iguaçu até o Chuí, ponto extremo sul do país, revela os conflitos relativos às transformações impostas pela ação do homem e suas conseqüências.​

Episódios

A Paisagem e o Sagrado: as impressionantes cataratas de Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, são retratadas neste documentário, sob a ótica das populações que presenciaram a transformação da paisagem. Pessoas que tiveram suas terras alagadas em decorrência da construção da usina hidrelétrica de Itaipu, como os índios Avá-guarani, revelam seu dia-a-dia em um limite representado pelo contínuo movimento das águas.

 

A Paisagem e a Memória: o segundo documentário da série “Ao Sul da Paisagem” mostra as relações entre três homens solitários e a memória da paisagem que, mesmo em constante mutação, sempre deixa vestígios. Farol da Solidão, no meio das dunas migratórias, Lagoa do Peixe, um deserto à beira-mar e São José do Norte, cidade em ruínas que já foi a mais importante do Rio Grande do Sul, são os lugares dos quais falam os depoentes Pedro, João e José.

Caminhos da Paisagem: na pequena cidade de Urubici, em Santa Catarina, o olhar de um fotógrafo transforma a paisagem na moldura de rostos anônimos. Este é o tema do terceiro documentário, que revela ainda a pluralidade étnica nas colônias de alemães, italianos, africanos, letões, representada pelos costumes, músicas, religião. Em conversas à beira do fogo, filhos de imigrantes tentam descobrir os motivos que levaram seus ancestrais a subir a serra.​

Paisagens Invisíveis: a paisagem da praia, que no inverno torna-se aparentemente desoladora, revela-se protegida pela extrema diversidade de vida nela implícita. A contradição dessa paisagem que carrega vida e morte é discutida no documentário sob o ponto de vista de uma das maiores ativistas ecológicas do mundo. Condecorada pela NASA por trabalhos realizados em expedições na Antártida, Judith Cortezão reflete sobre esse cenário rico e diversificado.

 

Paisagens Íngremes: na viagem pela região da Serra Gaúcha, no Rio grande do Sul, o olhar de três mulheres, Maria, Rosa e Loreci em direção ao canion desvendam suas histórias, sonhos e esperanças, na região do Brasil em que olhar as montanhas é como olhar a si mesmo.

2000, Super 16mm, 4 x 26'

Direção e Roteiro: Paschoal Samora.

Produção: Fernando Dias e Maurício Dias.

Trilha Sonora: Marlui Miranda, Paulo Tatit and Sandra Perez.

Exibição: STV, DirecTV, TV Cultura and TV Escola.